sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ronaldo Revela Peso

Ronaldo diz que é "corintiano até dezembro", revela peso e analisa vexame na Copa de 2006
Atacante do Corinthians concedeu entrevista ao jornal Folha de São Paulo e abriu o jogo sobre todos os assuntos polêmicos que envolvem seu nome
Redação iG Esporte

Acesse a ficha técnica do atacante Ronaldo
"Corintiano até a morte", Moradei beija o distintivo e chora no retorno
'Cachorro Louco' reencontra ex-companheiros no Corinthians
SÃO PAULO – Ronaldo é o tipo de entrevistado que os jornalistas adoram. Inteligente, articulado, bem preparado e sincero, na medida do possível. O "Fenômeno" comprovou isso mais uma vez nesta sexta-feira, em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo. Entre outras cosias, Ronaldo revelou seu peso atual, analisou a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2006 e disse que só é corintiano até dezembro, quando vence seu contrato. A partir do momento em que deixar o clube, voltará a ser flamenguista, como sempre foi.

Algumas das maiores rivalidades do futebol mundial tiveram Ronaldo como ingrediente. Na Espanha, defendeu o Real Madrid depois de ser ídolo do Barcelona. Na Itália, acertou com o Milan após uma conturbada saída da Inter. No Brasil, decidiu jogar no Corinthians depois de jurar amor eterno ao Flamengo.

Esse foi um dos assuntos principais da entrevista, e Ronaldo não fugiu da discussão. Questionado sobre seu time preferido na Espanha, foi direto: "Real Madrid". Na Itália, não definiu um posicionamento, mas se explicou. "Minha história na Inter foi maravilhosa, porém com um fim trágico. Eu fui embora de camburão, as pessoas tacando paus e pedras. No Milan eu só tive coisa boa, apesar de ter jogado bem menos tempo. Portanto, eu fico em cima do muro".

O assunto foi esquentando, e a pergunta era inevitável: Flamengo ou Corinthians. Mais uma vez, Ronaldo não se esquivou. "Se eu estiver em campo, vou torcer e fazer tudo pelo Corinthians. Mas, se amanhã ou depois eu parara e for assistir a um jogo, aí é diferente. Eu sou flamenguista e sempre vou torcer pelo Flamengo".

Sem demagogia, o Fenômeno disse que o amor dele pelo clube está diretamente ligado ao contrato assinado. Enquanto estiver em campo, se dedicará de corpo e alma às cores que defende. "Sou corintiano, visto a camisa e dou tudo de mim pelo Corinthians. Mas eu sou até dezembro, como bom profissional que devo ser".

Depois de dezembro, o fenômeno ainda não definiu o que fará da vida. "Eu penso em ficar no Brasil, cumprir meu contrato com o Corinthians e no final do ano avaliar tudo que aconteceu para traçar outros objetivos. Quero me reunir com a minha família e ver se eu vou jogar mais um ano ou não. Mas, a partir de dezembro, a preferência é do Corinthians. Eu não tenho certeza se vou continuar ou não".

Embora não tenha assumido definitivamente seu lado corintiano, Ronaldo já assimilou um pouco a ideia. E mostrou isso com bom humor, ao comentar a conquista do título paulista. "Eu vi que tinha muita gente, aquela confusão toda, e pensei: 'Vou pro vestiário festejar sozinho'. Cheguei lá e abri uma champanhe. Que não era champanhe, porque a gente joga no Corinthians. Era um espumante barato. Alguém deve ter saído pra comprar e abriu o primeiro que apareceu", brincou o jogador.

Copa do Mundo 2006
O fracasso do Brasil na Copa do Mundo de 2006, na visão de Ronaldo, está diretamente ligado ao "circo" armado na concentração da seleção, com direito a celebridades circulando e treinos televisionados. "A gente não estava tranqüilo e com a cabeça só ali", justificou.

Segundo ele, vários atletas estavam insatisfeitos e chegaram a manifestar isso. Sem resultado... "Eu, particularmente, me queixei. E outros jogadores também. A gente não estava tranquilo e com a cabeça só ali", afirmou. "É bom a gente evidenciar os problemas para que eles nunca se repitam".

No embalo da discussão sobre a seleção, Ronaldo disse que hoje está mais pesado do que estava na época do mundial. E revelou os números. "Hoje eu peso 93 quilos. Em 2006 eu tinha 93 quilos, e no começo da Copa estava com 91".

Nenhum comentário: